terça-feira, 29 de março de 2011

DIDÁTICA LETRAS: comentários

O que vi até agora foi bom. Os primeiros colegas a atuarem deixaram um bom parâmetro.

Precisam cuidar a questão técnica pra não ficarem na mão. Isto já é uma aprendizagem não acham?

Vamos tentar não deixar a professora falar demais e partir logo para as práticas? :)

Me ajudem a lembrar que preciso dos nomes das duplas de trabalho.

Gostei de ver a solidariedade e elegância do grupo ao questionar as atuações pedindo explicações. Muito elegante mesmo. E mais do que isto, pedagógico.

É muito importante percebermos que no relacionamento com o outro temos a oportunidade de exercer nossa pedagogia.

Será que nos perguntamos com frequência qual é nossa pedagogia na comunicação com o outro?
É difícil não é?

DIDÁTICA DA FÍSICA: comentários

Estou gostando da movimentação e comprometimento do grupo com a Educação Ambiental. Estão conseguindo fazer relações pertinentes.
Tenho certeza que aprenderemos muito com os encontros se continuarem assim tentando fazer o que têm de melhor.
É gratificante.

Mas não se conformem com um elogio ok.
Nosso desafio educacional e como educadores é sempre querer mais. Principalmente de nós mesmos.

Divulgação do GP LAPIS

Estamos divulgando o Grupo de Pesquisa do Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Furg.

Você poderá ser bolsista voluntário e integrante do grupo.
Veja no link abaixo:
http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0167708Z7G9JQ0

DISPONÍVEL NA BARRA ACIMA

Maiores informações com a líder do grupo: professora Virginia

terça-feira, 22 de março de 2011

Mapas Conceituais

Acesse o endereço abaixo para salvar artigo sobre Mapas Conceituais.

http://www.redisis.furg.br/edicoes/vol5/art8v5.pdf

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cadê você??

Onde estão os outros 'seguidores'?
Atenção pessoas importantes para mim, precisam estar no blog para demonstrar para mim e para o grupo que se importam com o coletivo.
Vale notaaaa!!!!!!!!! :)

sábado, 19 de março de 2011

DIDÁTICA LETRAS: cronograma

Atenção pessoal, o cronograma da nossa disciplina já está aqui.
Vejam ao lado.
Por favor, leiam e me digam logo se tiverem alguma dúvida.

quarta-feira, 16 de março de 2011

QUERIDOS DO ESTÁGIO I!!!!!

PEÇO MIL DESCULPAS PELA AUSÊNCIA INVOLUNTÁRIA HOJE.
NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE NO INÍCIO DO ANO LETIVO EU ME ENGANO NOS HORÁRIOS.
Imaginem que cheguei na nossa sala 2114 as 10:35h achando que estava sendo pontual. Sentei, fiz algumas anotações no diário, tentando usar bem o tempo antes que chegassem. E o horário ali, colado na contracapa e eu nem desconfiando de nada. Esperei até as 10:55h e sem entender porque todos se combinariam de não vir a aula decidi ir pra minha sala. Fiquei até chateada, jururu, decepcionada. Por que será que eles não vieram, pensava como um cãozinho que caiu da mudança.
Decidi fazer um bilhete dizendo que havia esperado até aquele horário e que estaria em minha sala. Fui embora olhando para os lados pelo caminho pra ver se avistava alguém quem sabe chegando atrasado.
Quando cheguei na sala, fui verificar no horário pra saber se era a sala certa ,sem nem desconfiar que havia errado o horário! A aula era as 8:35h. Bá!!!! E eu já estava na Furg neste horário!!!
Voltei na sala de aula, morrendo de calor, só pra tirar o bilhete da porta.
Que mico!

Me perdoem.
Olhem que eu até havia escolhido mais 3 livros pra sortear hoje e uma exposição sobre Planejamento. Ficam para a próxima. Se quiserem, podemos fazer este encontro de hoje na sexta. Me avisem ok.

Questões da pesquisa

Olá, pra não deixá-los angustiados quanto às questões da pesquisa que farão na escola, com três professores e três alunos. Escolham ensino fundamental ou médio.

Nome da pesquisa:
A importância da Educação Ambiental como tema transversal nas disciplinas do ensino básico.

Pessoal de Letras: subtítulo constará: ensino de Línguas.
Pessoal da Física: subtítulo constará: ensino de Física.

Dados de identificação dos entrevistados:
Escola:
Categoria: professor
Tempo de magistério:
Idade:
Sexo:
Contato:

Categoria: aluno
Idade:
Sexo:
Série:
Contato:

Questões:
1) Você poderia definir o que é Educação Ambiental?
2) Tem alguma participação em projetos de Educação Ambiental? Qual ou quais?
3) Você considera importante introduzir as questões socioambientais no ensino de.....? Justifique.
4) Como você entende que a Educação Ambiental caberia no ensino de....?


Senhoras e senhores pesquisadores, já podem escolher suas escolas e sujeitos de pesquisa e iniciar as entrevistas.

Lembrem de deixar em aberto a relação com os entrevistados, pois em nossas discussões poderá surgir mais alguma questão para voltarmos a eles.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeira semana

Nesta primeira semana dediquei a saber o que os alunos e alunas têm a dizer sobre o que fazem nos cursos de origem e quais suas expectativas com relação à Didática.

Apresentei uma proposta de organização do ensino e entendi que há uma disposição dos grupos em apostar na proposta. Trata-se de fazermos ensino, pesquisa e produção de conhecimento. Ensino com práticas em sala de aula na Furg e Pesquisa com saídas de campo orientadas para entrevistas e observações. A produção de conhecimento será construída através de resumo expandido com o objetivo de publicação em eventos locais (MPU e outros).

Aqueles alunos e alunas que quiserem avançar e ministrar aulas nas escolas serão orientados, mas todos deverão praticar em sala de aula na Furg com os colegas da disciplina. A escola será priorizada para a pesquisa.

Em breve anunciarei aqui a proposta por inteiro, com os objetivos, a metodologia, a avaliação, um cronograma e a bibliografia para cada disciplina.

Toda vez que divulgar alguma informação específica para uma turma, o título da postagem fará referência aquela turma. Isto impedirá que o seguidor tenha que abrir todas as postagens. Exemplos de título: Turma de Letras: bibliografia... Turma da Física: Didática... Estágio I: cronograma.

Ou quem sabe um nome de guerra para cada turma. Vocês podem escolher.

A postagem será identificada com o destinatário + o assunto no título .

Quando não houver um destinatário específico a mensagem é para todos. Funciona bem.

Um blog para 3 disciplinas

Entendi que um blog só para as três disciplinas dos dois cursos (Letras-Espanhol e Física) vai otimizar o meu tempo e demonstrar o trabalho que venho realizando na graduação.

Teremos então aqui seguidores do curso de Letras-Espanhol Diurno e do curso de Física-Licenciatura.

Com o curso de Letras vamos construir a Didática (4crd), disciplina do Núcleo Comum das Licenciaturas, criado pelo PANGEA da Furg em 2002, por conta de exigências do MEC.

Com o curso de Física, a Didática das Ciências (3crd), disciplina antiga antes oferecida também ao curso de Química e Biologia, cursos que aderiram a outra Didática do NCL.
A disciplina Didática das Ciências deve ser complementada pelas disciplinas Atividades de Ensino I, II e III.

Também trabalharemos na Física com a disciplina de Estágio Superviosionado do Ensino de Física I.

Tem bastante trabalho aí e dependerei da participação sincera dos alunos e das alunas para tornar este ano, já que as disciplinas são todas anuais, bem produtivo, interessante e acima de tudo fraterno e de profundo auto conhecimento, aspectos que a profissão docente tanto precisa para encontrar soluções para os tantos problemas do milênio.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Em construção

Querid@s, aqui pretendo publicar o planejamento de ensino e sua dinâmica. Aguardem. Sejam seguidores COM FOTO! Heim!