segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sobre remuneração de professor

Como comentamos hoje em nosso encontro aí vai o texto que demonstra o quanto a remuneração de professor do ensino superior, com doutorado, não é valorizada.

http://www.apufsc.ufsc.br/media/publicacoes/707_encarte.pdf

Veja link direto lá no final da página. Remuneração de professor não valoriza qualificação

sábado, 6 de agosto de 2011

Por que alguém busca a formação de professores?

Os possíveis motivos não estão claros para mim. Já pensei que estivessem, mas hoje posso dizer que não. Houve um tempo em que identifiquei uma vontade nos alunos de ser professor por ideal, por vontade de transformar e havia um ímpeto no discurso de que nada e nem ninguém os impediria. Eles queriam transformar o mundo e achavam que através da educação tudo seria possível. Quando admitiam que o professor não era bem remunerado havia uma injúria que demonstrava que fariam alguma coisa a respeito tão logo pisassem no chão da escola. Aquilo me arrepiava e ficava esperançosa quanto ao futuro da escola, da categoria de professores e dos cidadãos que ajudariam a formar. Santa esperança batman. Alguma coisa foi acontecendo e a esperança dos recém chegados à universidade para buscar a formação de professores se transformava. O desânimo dos alunos era contagiante, sua descrença alimentando o surgimento de um professor pessimista acabou por me desgastar. Eu não conseguia alimentá-los com a esperança que me trouxe para a universidade como professora e pesquisadora. O mundo com seus chamados imperativos e recheios de egoísmo e pessimismo contaminara a todos nós.
Eu continuo a perguntar por que alguém busca a formação de professores? Mas agora acho que devo completar a pergunta com a condição: se não for para transformar o mundo?
Porque mesmo eu que cheguei aqui com a vontade de transformar preciso de ajuda para fazê-lo. A ajuda dos alunos aprendizes de mago.