quinta-feira, 12 de abril de 2012

Atividades Extraclasse 2 e 3

ATIVIDADE 2 PARA O DIA 13/04/2012

Continuação da atividade proposta no dia 9/04/2012

A - Considerando a leitura do artigo Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva, de Ilma Passos Alencastro Veiga, interprete as citações abaixo, extraídas do texto, e relacione com a realidade escolar conhecida. Entregar por escrito no dia 16/04/2012

CITAÇÃO 1

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 1994, p. 579)

CITAÇÃO 2

“O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. "A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani 1983, p. 93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.” (VEIGA)

CITAÇÃO 3

As novas formas têm que ser pensadas em um contexto de luta, de correlações de força – às vezes favoráveis, às vezes desfavoráveis. Terão que nascer no próprio "chão da escola", com apoio dos professores e pesquisadores. Não poderão ser inventadas por alguém, longe da escola e da luta da escola. (Grifos do autor) (Freitas 1991, p. 23)

CITAÇÃO 4

Portanto, só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada. (SAVIANI, 1982,p.63)

CITAÇÃO 5

A participação ampla assegura a transparência das decisões, fortalece as pressões para que sejam elas legítimas, garante o controle sobre os acordos estabelecidos e, sobretudo, contribui para que sejam contempladas questões que de outra forma não entrariam em cogitação. (MARQUES,1990, p.21)

CITAÇÃO 6

A liberdade é sempre liberdade para algo e não apenas liberdade de algo. Se interpretarmos a liberdade apenas como o fato de sermos livres de alguma coisa, encontramo-nos no estado de arbítrio, definimo-nos de modo negativo. A liberdade é uma relação e, como tal, deve ser continuamente ampliada. O próprio conceito de liberdade contém o conceito de regra, de reconhecimento, de intervenção recíproca. Com efeito, ninguém pode ser livre se, em volta dele, há outros que não o são! (HELLER, 1982, p.155)

CITAÇÃO 7

O grande desafio da escola, ao construir sua autonomia, deixando de lado seu papel de mera "repetidora" de programas de "treinamento", é ousar assumir o papel predominante na formação dos profissionais. (VEIGA & CARVALHO, 1994,p.50)

*****************************************************************************************************

ATIVIDADE 3 PARA O DIA 20 E 23/04/2012

B – Realize uma entrevista com coordenador(as) pedagógico(as) do Ensino Fundamental II sobre a estrutura organizacional da escola que atendem, considerando as questões apresentadas por Ilma Veiga, no item 4.2 do artigo já citado. Entregar por escrito no dia 27/04/2012

2 comentários:

TAVARES, M. disse...

Professora, boa noite!
Não conseguirei ir à aula amanhã por motivos de saúde. Portanto, gostaria de entregar o trabalho na próxima aula ou de ter acesso ao seu endereço de email para que eu consiga enviar. Por favor, me diga a melhor forma de proceder.
Obrigada,
Maitana Tavares.

Giovana disse...

Professora Virgínia, não poderei ficar para sua aula amanhã, pois, tenho um compromisso de cunho pessoal, ás 10:00hs, peço por gentileza, que permita que eu o entregue junto com o próximo trabalho. Um grande abraço. Giovana Veleda