Como fazer um Resumo Expandido

É um modelo descritivo.

Primeiros passos para organizar as idéias, escrevendo...

(Podem ler um livro muito legal a respeito disto: "Escrever é preciso...", de Mário Osório Marques. Consta de nossa bibliografia)

Mãos à obra...

RESUMO EXPANDIDO (espaço simples, fonte 12, Times New Roman)

Título (mesmo que provisório. Depois podem mudar. Nem pensar em dar como título.: Trabalho de Didática, heim!? O título precisa fazer referência ao conteúdo e ser atrativo.)
No nosso caso, que é uma pesquisa dentro de outra pesquisa, o título será:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE.... : + o problema identificado por vocês.

Nome dos autores: sobrenome em maiúsculo, seguido das iniciais dos primeiros nomes. Cada nome deve conter nota de rodapé, indicando curso, instituição, e-mail.
Área de estudo: refere-se à área de estudo que escolheram para analisar o problema. Ou à área disponível no evento, para onde enviarão o resumo, que mais se adequar ao estudo de seu resumo.
Palavras-chave (termos mais importantes entre as idéias que quer reunir a respeito do problema e/ou da resolução. Máximo 4)

Introdução: descreva o que levou a escolher este assunto. Por que ele é importante e merece atenção. Se já realiza estudo a respeito, onde, com quem e a quanto tempo. Isto é, qual é o contexto: espaço, tempo e sujeitos envolvidos. Relatar o tema e as questões norteadoras dadas pela por Virginia, ainda sem as respostas.
O problema: descreva-o em um parágrafo no máximo, com objetividade. Indo direto ao ponto. No caso de uma pesquisa coletiva o problema, cujo o tema foi dado (A importância da EA no ensino de...), cada resumo relatará o que os autores identificaram a respeito deste tema.

Fundamentação teórica: informações e argumentos, científicos, com Referência, a respeito dos conceitos envolvidos para descrever, denunciar e validar a existência do problema. Aqui você precisa de obras e autores de referência da área, pesquisas já realizadas e propostas de resolução já testadas, etc. Cada um irá aprofundar como puder. A qualidade deste item será dada pelo esforço e condições de cada um. Lembre-se de que este item não pode ocupar todo o resumo. É preciso sintetizar e mostrar o que é mais importante fundamentar, focando o problema. Informações periféricas em excesso, que desencaminham as idéias centrais, podem levar à falta de objetividade. Isto é, podem distanciar dos objetivos da pesquisa.

Objetivos: definir aqui no mínimo 3 objetivos gerais (os específicos ficam para depois) que digam respeito a descobrir coisas (quais?) a respeito do problema identificado, a propor soluções e a contribuir para o debate a respeito do mesmo.

Metodologia: Definir se estes procedimentos pendem mais para a Pesquisa Qualitativa ou para a Quantitativa e qual o (os) autor (es) que sustentam esta escolha. Definir quais procedimentos utilizou para chegar a estas idéias e quais pretende utilizar para dar continuidade, como para a identificação do problema (epistemológico, institucional e pedagógico), para interagir com os sujeitos envolvidos, para delimitar o espaço (lugar onde o problema acontece) e o tempo (história do problema e envolvidos), para alcançar os objetivos, para analisar os resultados. Exemplos de procedimentos: observação, entrevistas, questionários abertos ou fechados, revisão bibliográficas e outros. Estes já servem para começar.

Resultados (parciais ou finais): apresentar os resultados obtidos até o momento, com relação ao alcance dos objetivos e a análise crítica possível. Relatar as respostas às questões apresentadas por Virginia, mais os obtidos com questões a respeito do problema identificado pelos autores.

Considerações finais ou Conclusão: aqui serão apresentadas as impressões gerais de toda a caminhada. Dependendo do estágio de desenvolvimento da pesquisa poderão ser elaboradas algumas hipóteses (com base nos resultados parciais) ou propostas de resolução do problema já testadas, fundamentadas (com base nos resultados finais).

Referências: aqui serão relacionados textos e autores citados no resumo. Ver normas depois.

*******************