Bibliografia 2011


São livros que orientam minha pedagogia. Estaremos incluindo outros títulos na medida da necessidade dos grupos.
Esta lista será revisada para 2012.
ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
AVALON, M. Einstein por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret,
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. New York: Kluwer Academic Publishers, 2000.
BARRETO, M. Física: Newton para o ensino médio: uma leitura interdisciplinar. Campinas: Papirus, 2002.
-----. Física: Einstein para o ensino médio: uma leitura interdisciplinar. Campinas: Papirus, 2009.
BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAZARIAN, Jacob. Intuição heurística: uma análise científica da intuição criadora. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1986.
BODEN, M. A. (org.) Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BOHM, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A. (orgs.) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRANSFORD, J. D. & STEIN, B. S.  The ideal problem solver. New York: W. H. Freeman and Cia, 2002.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CARVALHO, A. M. P de. (org) Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Ed. Scipione, 1998.
CATANIA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed,1999.
COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Corez : Autores Associados, 1991.
----- Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
FAZENDA, I. et al. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1994.
FAZENDA, I. (org.) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas : Papirus, 1997.
----- (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1986.
-----. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir.  Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1989.
GARCIA, R. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GAUTHIER, C. (org.) Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. V. I e II.  Madrid: Taurus, 1988.
-----. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HARRÉ, R. & GILLETT, G. A mente discursiva: os avanços na ciência cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002.
HOLLAND, J. H., HOLYOAK, K. F., NISBETT, R. E., THAGARD, P. R. Induction: processes of inference, learning, and discovery. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1986.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2007.
JUNG, C. G. & WILHELM, R. O segredo da flor de ouro: um livro de vida chinês. Petrópolis: Vozes, 2001.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
-----. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
-----. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.
-----. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LIEURY, A. & FENOUILLET, F. Motivação e aproveitamento escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
LUCKESI, Carlos C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MACHADO, V. M. O papel do professor: que papel é esse? Revista Momento. Rio Grande: Ed. FURG, 1996.
-----. Planejamento e avaliação no ensino superior: anotações sobre uma prática pontual. Revista Momento. Rio Grande: Ed. FURG, 2002.
-----. Bases freireanas: falar de Freire, falar feito Freire ou deixar falar? Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, dezembro 2003 b.
-----. Viver a crise de paradigmas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, janeiro 2004 a.
-----. Avaliação e o desenvolvimento da visão sistêmica. III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, de 04 a 07 de outubro de 2004, Erechim, RS, 2004 b.
-----. Em busca de uma didática da complexidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, Edição Especial. Outubro, 2004 c.
-----. Pedagogia universitária: tópicos para análise. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, dezembro 2004 d.
----- Definições de prática pedagógica e a Didática Sistêmica: considerações em espiral. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, RS, outubro/dezembro, 2005 a.
----- A atividade crítica e criativa na formação complexa do professor: elementos de uma Didática Sistêmica à Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, Volume 15, julho/dezembro, 2005 b.
-----. A configuração das tendências educacionais e pedagógicas e da inclusão da Educação Ambiental: reflexões iniciais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, V. 18 de jan/jun de 2007.
-----. A configuração de um diagrama heurístico sócio-ambiental: a Mandala Reflexiva. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, V. 19 de jul/dez de 2007.
-----. Mandala Reflexiva para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais. Tese de doutorado. PPGEA/FURG, 2009.
MACHADO, V. M.; KURTZ DOS SANTOS, A. A organização do ensino através do portal do Modelciencias da Fundação Universidade do Rio Grande. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, RS, julho/dezembro, 2006.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1996.
MARQUES, M. O. Educação das ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MELLAR, H. BLISS, J., BOOHAN, R., OGBORN, J. & TOMPSETT, C. (eds) Learning with Artificial Worlds: Computer Based Modelling in the Curriculum. London: The Falmer Press, 1994.
MILLER JR., G. T. Ciência Ambiental. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997
-----. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MOREIRA, M. A. BUCHWEITZ, Bernardo. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceptuais e o Vê epistemológico. Porto: Plátano Edições Técnicas, 1993.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: o Vê epistemológico de Gowin. Porto Alegre: EPU, 1990.
-----. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: EPU, 1999.
MORIN, E.  Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
-----Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
----- A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: 2001.
MORIN, E. & KERN, A. B. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.
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PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
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