terça-feira, 31 de maio de 2011

O que você gostaria de aprofundar?

Sobre o livro do Libâneo disponível na internet. Dos temas tratados pelo autor, quais você gostaria de aprofundar nas aulas de didática no segundo semestre de 2011?

Vá pensando que isto será perguntado na auto-avaliação do primeiro semestre.

José Carlos Libâneo
DIDÁTICA: Velhos e novos temas
Edição do Autor
Maio de 2002

INDICE
Parte I – Natureza e conteúdos da didática
I. O essencial da didática e o trabalho de professor (p.4).
II. A constituição do objeto de estudo da didática - contribuição das ciências da
educação (p.8).
III. A unidade entre a didática, as metodologias específicas das disciplinas e a
prática de ensino (p.19).
Parte II – Novos temas
IV. Para uma agenda de pesquisa em didática: velhos e novos temas (p.25)
V. As mudanças na sociedade, a reconfiguração da profissão de professor e a
emergência de novos temas na didática (p.34).
VI. Algumas abordagens contemporâneas de temas da educação e repercussão na
didática – A contribuição da pesquisa no campo do currículo. (p.43).
VII. A interdisciplinaridade e a pedagogia crítico-social – Notas prévias. (p.70).
VIII. O modo de pensar didático e a metodologia do ensino da didática (A relação
objetivo-conteúdo-método na didática crítico-social)
IX. Didática e processos do pensar - Ensinando a pensar com os processos
investigativos da ciência ensinada (em elaboração)
Parte III – Interfaces
X. Os campos contemporâneos da didática e do currículo – Aproximações e
diferenças. (p.81).
XI. Tecnologias da comunicação e da informação na formação de professores
(p.105).
XII. Didática e processos comunicacionais (em elaboração)
XIII. Didática e Organização e gestão da escola. Projeto pedagógico (em
elaboração)
XIV. A dimensão pedagógica da educação física: questões didáticas e
epistemológicas (p.113)
XV. A prática pedagógica, os conteúdos e a escolha dos livros escolares (p.121).
XVI. Didática e ética (em elaboração)

Nenhum comentário: