quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto e exercício para Mapas Conceituais

Leia com atenção o texto abaixo e elabore um Mapa Conceitual. Identifique o elo de retroalimentação que ressalta a mensagem do autor.

“Reformar o pensamento para reformar o ensino e reformar o ensino para reformar o pensamento é o que preconiza Edgar Morin.

Na linha da reforma do pensamento, ele propõe os princípios que permitiriam seguir a indicação de Pascal: ‘Considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tanto quanto conhecer o todo sem conhecer, particularmente, as partes’.

Esses princípios levam o pensamento para além de um conhecimento fragmentado que, por tornar invisíveis as interações entre um todo e suas partes, anula o complexo e oculta os problemas essenciais; levam, igualmente, para além de um conhecimento que, por ver apenas globalidades, perde o contato com o particular, o singular e o concreto.

Eles permitem remediar a funesta desunião entre o pensamento científico – que desassocia os conhecimentos e não reflete sobre o destino humano – e o pensamento humanista – que ignora as conquistas das ciências, enquanto alimenta suas interrogações sobre o mundo e sobre a vida.

Daí a necessidade de uma reforma de pensamento referente a nossa aptidão para organizar o conhecimento, que permita a ligação entre as duas culturas divorciadas. A partir daí, ressurgiriam as grandes finalidades do ensino, que deveriam ser inseparáveis: promover uma cabeça bem-feita em lugar de bem cheia; ensinar a condição humana, começar a viver; ensinar a enfrentar a incerteza, aprender a se tornar cidadão.”

Fonte: Contracapa do livro A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, de Edgar Morin, Editora Bertrand Brasil, 2001.

Lembre de observar:

a) a correção e coerência com a mensagem do texto;

b) a hierarquia conceitual: do geral ao específico;

c) a indicação das palavras de ligação;

d) a indicação do elo de retroalimentação solicitado.

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